Percentual final ainda será definido, mas a previsão é de que o novo valor deve começar a ser cobrado a partir de 13 de dezembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá reajustar em 22,07% as tarifas da Energisa no Acre, com previsão já para a primeira quinzena do próximo mês. O novo valor deve começar a ser cobrado a partir de 13 de dezembro.
A Energisa Acre, empresa que fornece o serviço no Estado, esclareceu que a Aneel é responsável pela revisão tarifária em todo país, e ressaltou que o processo ainda está em fase inicial, com o percentual final ainda a ser determinado.
A agência apontou que os índices calculados para o reajuste consideraram encargos setoriais, distribuição de energia e componentes financeiros. A Energisa atende quase 300 mil unidades consumidoras no Acre, e os fatores mencionados influenciaram diretamente nos cálculos do aumento, o que afeta diretamente o bolso dos acreanos.
A revisão tarifária, conforme a Aneel, está alinhada com os contratos de concessão e tem como objetivo equilibrar as tarifas, considerando a remuneração dos investimentos das empresas no setor de distribuição de energia, além da cobertura das despesas reconhecidas pela agência reguladora.