Um morador de Cruzeiro do Sul, no Acre, teve uma surpresa desagradável na tarde desta terça-feira, 23, quando se deparou com uma jararaca de quase dois metros no quintal de casa. Elismar França, que mora na Rua Margarida da Silva Pedreira, no Bairro Vila dos Oficiais, acionou os bombeiros, que foram até o local e realizaram a captura do animal peçonhento.
A jararaca é uma serpente venenosa que pode causar graves complicações à saúde de quem for picado. A orientação repassada pelos militares é que, em caso de acidente, a vítima deve procurar atendimento médico imediatamente, e não tentar sugar o veneno ou fazer torniquetes.
Os homens do Bombeiro também alertam a população sobre os riscos de encontrar animais peçonhentos nesse período de muita chuva, já que eles costumam buscar abrigos em locais secos, como casas, quintais e terrenos baldios. O chefe da guarnição recomendou que as pessoas evitem mexer em entulhos, folhas secas e madeiras, e que mantenham seus ambientes limpos e arejados. Além disso, ao avistar uma serpente ou outro animal peçonhento, as pessoas não tentem capturá-lo ou matá-lo, mas acionem os bombeiros, que possuem os equipamentos e as técnicas adequadas para lidar com a situação.
O telefone de emergência dos bombeiros é o 193. O animal capturado solto em seu habitat natural.
Que bom que o animal foi devolvido a natureza, parabéns aos militares do Corpo De Bombeiros e também ao cidadão que ao invés de abater o animal, optou por acionar um órgão competente, é um gesto admirável, num país onde a cultura predominante demoniza as serpentes, sem nunca entender o papel desses animais no Meio Ambiente e até mesmo, em pesquisa científica, vale lembrar, que alguns medicamentos que só existem devido a peçonha desses animais como o CAPTOPRIL por exemplo.