O Acre está em estado de alerta por causa das chuvas e alagamentos. Até a manhã deste sábado (24) foram retiradas 810 pessoas de áreas alagadas pelo rio Acre e igarapés em Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil, segundo a Defesa Civil Estadual. A maioria dessas famílias foi levada a abrigos públicos. Outras estão em casas de parentes.
Na capital, o rio Acre chegou a 14, 67 metros às 6 horas da manhã deste sábado e alaga a rua Barbosa Lima, na Base, tradicional bairro da capital.
Ontem à noite, sete famílias indígenas que moram no local foram retiradas de suas casas pela Defesa Civil e levadas a um abrigo público. Essas foram as primeiras pessoas removidas por causa da cheia do rio na capital. A ação faz parte do plano de contingência do governo do Acre, para auxiliar e evitar maiores danos em decorrência das enchentes.
Ao todo, quatro mananciais transbordaram em Rio Branco: Rio Acre, igarapés Batista, São Francisco e Dias Martins. Há 14 bairros atingidos: Vila Maria, Parque das Palmeiras, Hélio Melo (Sapolânndia), Mocinha Magalhães, Bairro da Paz, Conquista, Edson Cadaxo, Sobral, Tropical, Adalberto Aragão, 6 de Agosto, Ayrton Senna, Volta Seca, São Francisco.
De acordo com o meteorologista e analista em Ciência e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Centro Regional de Porto Velho (Censipam-CR/PV), Luiz Alves dos Santos Neto, há previsão de chuva com volume acumulado entre os dias 22 e 28 de fevereiro de 20 mm até 90 mm, onde as chuvas deverão estar acima do esperado para o período analisado na região do Juruá e Alto Acre. Na região de Tarauacá/Envira, Purus e Baixo Acre deve ocorrer um volume de chuva abaixo do esperado para o período.
Abaixo o número de famílias desabrigadas e desalojadas:
Há um total de 5 abrigos, sendo 1 indígena.
Rio Branco
Pessoas desalojadas: 36
Pessoas desabrigadas: 101
Ocorrências atendidas: 68
Pessoas atendidas: 137
Assis Brasil
Famílias desalojadas: 34
Famílias desabrigadas: 57
Pessoas desalojadas: 161
Pessoas desabrigadas: 331
Abrigos: 4
Brasiléia
Famílias retiradas: 181
Pessoas desalojadas: 160
Pessoas desabrigadas: 21
Abrigos: 2