Após uma enchente que inundou 80% do município de Jordão, no interior do Acre, o nível do Rio Tarauacá começou a reduzir no município e as famílias que precisaram sair de suas casas começaram a retornar. Conforme a Defesa Civil do município, o rio marcou 5 metros às 17h dessa segunda-feira (26), 4,55 metros a menos que a medição anterior, quando o rio chegou a 9,55 metros. Não foi divulgada medição nesta terça-feira (27).
O Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Em todo o estado, mais de 11,5 mil pessoas estão fora de casa, dentre desabrigados e desalojados, segundo a última atualização nesta terça (27). Além disto, 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. Ao menos 23 comunidades indígenas no interior do Acre também sofrem com os efeitos das enchentes.
De acordo com o prefeito Naudo Ribeiro, as pessoas já estão retornando às casas, e os prejuízos serão avaliados. Porém, ainda de acordo com o gestor, a enchente afetou principalmente comunidades indígenas, que perderam sua produção agrícola, que é a principal fonte de alimentos dos moradores desses locais.