Um agricultor identificado como Vicente Silvestre, morador do Ramal 3, zona rural de Cruzeiro do Sul, relatou ter perdido 16 vacas após utilizar um sal mineral de origem duvidosa em seu rebanho. O incidente ocorreu após a visita de um vendedor que ofereceu o produto para consumo dos bovinos.
Segundo o relato de Vicente, ele adquiriu o sal mineral no ano passado e seguiu as instruções do vendedor, que recomendou misturá-lo ao sal branco e fornecer aos animais à vontade. Entretanto, ao perceber que as vacas não estavam engordando e algumas estavam morrendo, Vicente comunicou ao vendedor, que alegou que o produto não surtia efeito devido ao uso intermitente.
Após o término do sal mineral de procedência que eram oferecidos aos animais, Vicente passou a utilizar exclusivamente o produto duvidoso, porém em uma dosagem menor que a indicada. Na primeira semana de uso exclusivo do produto do vendedor, três matrizes morreram. O agricultor concluiu que as vacas que morreram ao longo do tempo foram vítimas do produto do vendedor.
Ao comunicar o ocorrido ao vendedor, a resposta recebida foi que ele não tinha culpa e que deveria ter utilizado a dose indicada, e assim, não sobraria nenhum animal vivo(ironicamente).
Vicente procurou o IDAF e relatou o ocorrido. O órgão sugeriu que ele suspendesse imediatamente o uso do produto. Com a suspensão, o homem afirma que seus animais começaram a se recuperar.