Uma sucuri de mais de 5 metros foi capturada pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (20) após matar um cachorro no bairro São Francisco. A bióloga Marbelita Santos, 32 anos, e outros moradores foram atraídos pelos latidos desesperados do animal, mas chegaram tarde demais para salvá-lo.
O incidente ocorreu atrás da residência de Santos, que acionou prontamente o Corpo de Bombeiros. “A cobra estava atrás da minha casa. Quando ouvimos o barulho do cachorro da vizinha nós corremos, mas já era tarde”, disse Santos. O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente ao local e conseguiu capturar a serpente.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Ibernon, informou que as cobras capturadas são normalmente devolvidas ao seu habitat natural em áreas distantes de residências, como na Variante, BR-364 ou na Estrada do Guajará.
A sucuri, conhecida por ser a maior serpente brasileira, pode alcançar até 10 metros de comprimento. Pertencente à família Boidae e ao gênero Eunectes, a sucuri não possui veneno e mata suas presas por constrição.
Até o momento, em 2024, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul já realizou o resgate e a captura de 44 animais silvestres e domésticos. No ano anterior, foram registradas 312 ocorrências envolvendo animais, sendo 72 delas com serpentes.
O capitão Josadac Cavalcanti reforça a importância de não tentar capturar ou matar animais silvestres, e sim acionar o Corpo de Bombeiros. “Nós pegamos o animal e o devolvemos em segurança à natureza. Os animais compõem um ecossistema e uma cadeia alimentar e não devem ser mortos”, orienta Cavalcanti, destacando o papel vital dos animais no equilíbrio ambiental.