Não é a primeira vez que a cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, fica tanto tempo sem sinal de telefone e internet. Nesta terça-feira, 16, a região do Juruá ficou mais de 7 horas sem serviços de telefonia.
Desta vez, o problema foi com o abastecimento de energia nas comunidades do Gregório, Taquari, Tauari e Boto na BR-364. A energia da comunidade do Gregório caiu às 15h55 da última segunda-feira, 15, como apontado no monitoramento da Unonet. Após a falta de energia, uma árvore caiu e rompeu a fibra da Vital (antiga Oi) deixando Cruzeiro do Sul sem comunicação. Nesse caso, se a Energia estivesse normal, a Internet não teria caído.
Conforme Ronei, dono da Empresa Unonet, em Cruzeiro do Sul, a empresa entrou em contato com a Energisa após a queda de energia. “Eles abriram um protocolo e informaram que até às 16h [de segunda-feira] o problema seria resolvido. Esse problema se prolongou durante o dia e a noite. Por volta das 4h da manhã [desta terça-feira], o nosso ponto de bateria descarregou e acabou desligando nossos equipamentos”, explica.
Ainda conforme Ronei, no início do expediente, às 7h da manhã, entrou em contato novamente com a Energisa e eles informaram que estavam com problema no sistema e não estavam conseguindo novos protocolos nem consultar os protocolos em aberto. “Deram uma previsão de 1 hora para normalizar. Então, das 10h às 10h30, teve o rompimento da Vital, um link por onde estávamos recebendo a comunicação. A gente perdeu o contato com a Energisa, pois a cidade ficou toda sem comunicação. Entramos em contato com eles [Energisa], novamente, quando o serviço da Vital foi restabelecido, onde abrimos outro protocolo e falaram que a equipe não tinha comparecido ao local e deram uma nova previsão de 4 horas. Então, significa que desde a última segunda-feira, às 15h, estamos sem energia elétrica. Não é só uma residência, mas uma boa parte entre Liberdade e Gregório, localizado na BR-364”, conta.
O rompimento foi de 110 km de Tarauacá sentido Cruzeiro do Sul, Acre. Os técnicos que foram ao local informaram que foi um morador da localidade que derrubou uma árvore de embaúba que caiu em cima dos cabos de internet e da Vital, interrompendo a comunicação em Cruzeiro do Sul.
“Olha aqui, onde foi o B.O., nesse poste aqui, olha o que aconteceu. O cara derrubou a embaúba, um mal feito. Eu acho que ainda tá aguentando a fibra da ‘Oi’, a única que suportou, não sei se rompeu. Os meninos já estão trabalhando nesse problema”, diz um funcionário da Unonet em um vídeo que mostra o desfecho.
A Energia nas comunidades da BR-364 normalizou por volta das 20h40 após mais de 24 horas.
Os municípios de Ipixuna-AM, Guajará, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal são abastecidos pela fibra óptica (Vital).