Foi instituída, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 14, a Comissão Organizadora para os eventos Expoacre 2024 e Expoacre Juruá 2024. O documento detalha as responsabilidades e a composição da comissão, que será responsável pela organização e execução das feiras, que ocorrem em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, no interior do estado.
A Comissão Organizadora, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), é formada por representantes de diversos órgãos e entidades, divididos em eixos de execução que abrangem áreas essenciais para o sucesso das exposições.
Os eixos de execução incluem:
Agronegócio: Representado pela Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) e Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos (CAGEACRE).
Turismo, Empreendedorismo e Cultura: Com a presença da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
Indústria e Comércio: Englobando a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Agência de Negócios do Estado (ANAC), Fundação de Tecnologia do Estado (FUNTAC) e Administradora da Zona de Processamento de Exportação (AZPE/AC).
Infraestrutura: Representado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), Departamento de Estradas de Rodagem (DERACRE), Serviço de Água e Esgoto (SANEACRE), Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (SEHURB) e Companhia de Habitação (COHAB).
Institucional: Incluindo a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), órgãos de segurança pública, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AC), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e outros.
A comissão contará com um Coordenador-Geral, Coordenador Adjunto e Supervisor, além de Coordenadores Setoriais para cada eixo de execução.
Diversas entidades públicas e privadas foram designadas como parceiras oficiais dos eventos, incluindo associações comerciais, federações, instituições financeiras e municípios do estado.
Conforme o decreto, a Comissão Organizadora está autorizada a realizar todas as ações necessárias para a integração e interlocução com entidades públicas e privadas relacionadas aos eventos, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Coordenador-Geral, especialmente no que diz respeito a dispêndio financeiro.