A Maternidade de Cruzeiro do Sul anunciou a suspensão temporária de visitas em resposta a um surto de gripe na região. A medida, conforme explicou a gerente da maternidade Iglê Monte, visa proteger mães, bebês e profissionais de saúde.
“Aqui em Cruzeiro do Sul, estamos enfrentando um surto de gripe. Para proteger as crianças e as mães que estão na maternidade, decidimos suspender as visitas por tempo indeterminado”, afirmou a gerente. Ela enfatizou que a suspensão é uma precaução temporária e que a decisão foi tomada para garantir a saúde de todos. “Trabalhamos e cuidamos de mães e crianças saudáveis, então, é um cuidado precoce para evitarmos futuros casos de doenças entre as grávidas.”
A preocupação se estende também aos profissionais de saúde. “Os profissionais não podem adoecer, pois precisamos estar bem para cuidar das mães e dos bebês”, destacou Iglê. Atualmente, a maternidade está cheia, com cerca de 70% das mães apresentando sintomas de gripe. Para evitar a propagação da doença, a administração decidiu limitar o número de pessoas na unidade.
“É um período crítico. Muitas grávidas estão chegando gripadas. Para evitar aglomerações, permitimos que o acompanhante, um direito da paciente, esteja presente, mas com restrições e seguindo protocolos de segurança”, explicou. As trocas de acompanhantes são permitidas, mas devem seguir cuidados rigorosos para evitar a contaminação.
A gerente pediu compreensão à população e ressaltou a importância da colaboração coletiva. “A gestão não é feita sozinha, mas com a participação dos usuários. Pedimos que os acompanhantes venham prevenidos, sem sintomas de gripe, para não contaminar as pacientes ou outras pessoas na unidade”, alertou.