Poraquê, também conhecido por outros nomes como Enguia Elétrica, Pixundé e Puraquê, é capturado por pescadores da comunidade Lagoinha.
O local segundo moradores, fica situado no município de Guajará-AM, cidade vizinha à Cruzeiro do Sul, em uma localidade chamada Lagoinha
O fato inusitado chamou a atenção devido o tamanho do peixe que é enorme com mais de dois metros de comprimento.
O peixe Poraquê, é uma espécie fascinante de peixe que pode ser encontrada nas águas da América do Sul, principalmente na região amazônica. Ele é conhecido por sua capacidade única de gerar descargas elétricas, que podem variar de cerca de 300 volts a 860 volts.
Caso o ser humano tenha contato direto com esse peixe pode ocorrer sensação de queimação ou formigamento na pele, contrações musculares, parada cardíaca e fibrilação ventricular, uma condição cardíaca grave que faz o coração bater de forma irregular. Algumas espécies desse peixe, como o Electrophorus voltai, podem produzir descargas elétricas de até 900 volts, que são capazes de causar sérios danos ou até mesmo a morte, desse modo, é essencial manter uma distância segura e evitar contatos direto com peixes dessa natureza.