Durante o final de semana, um vídeo publicado nas redes sociais gerou repercussão por mostrar um motociclista que trafegava pelo leito seco do Rio Jordão no município de Jordão, no interior do Acre. O cenário é um reflexo da gravidade da situação enfrentada pela população local devido à estiagem severa e queimadas excessivas que assolam a região.
Segundo informações, o motociclista que se dirigia para sua colônia, foi avistado ao atravessar o rio seco, ele percorreu vários quilômetros pelo leito praticamente seco. O rio Jordão, que nomeia a cidade e que historicamente é a principal fonte de abastecimento de água para a região, apresenta níveis de seca nunca vistos antes, esse evento evidencia a gravidade da situação.
A estiagem prolongada tem causado uma drástica redução no nível dos rios em todo o Acre, e isso afeta tanto a zona urbana quanto a zona rural. Dessa forma, comunidades ribeirinhas, indígenas e não indígenas têm sofrido com a escassez de água, situação que tem comprometido o abastecimento e gerado uma série de dificuldades para os moradores, como a falta de determinados alimentos, de gasolina, gás e de água.