Na última sexta-feira (23), o governo federal incluiu mais 100 casas para o Acre por meio do programa Minha Casa, Minha Vida após a publicação de uma portaria do Ministério das Cidades no Diário Oficial da União (DOE). De acordo com a publicação, assinada pelo ministro Jader Filho, as 100 unidades serão construídas no município de Xapuri e mais 100 em Cruzeiro do Sul, no interior do estado.
Com a nova atualização, passa de 2 mil o número de habitações previstas para os municípios acreanos. Em julho deste ano, o ministério já havia incluído mais 110 residências em nova remessa destinada a municípios de até 50 mil habitantes, o que abrange 20 cidades do interior do estado. Ainda em julho, o secretário Egleuson Santiago destacou que o estado tem um déficit habitacional de 23,9 mil residências.
Em novembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia divulgado que seriam destinadas 1,6 mil unidades ao estado distribuídas entre três municípios: 1,4 mil em Rio Branco, além de 100 em Xapuri e mais 100 em Cruzeiro do Sul. A atualização não especifica, porém, a distribuição desta nova remessa entre as cidades.
De acordo com o governo do Acre, a ordem de serviço para esta construção foi assinada no dia 9 de julho.
A construção das casas está prevista para começar no primeiro semestre de 2024, com custo de R$220 milhões. Esta etapa do programa contempla as famílias da faixa 1 do programa, com renda mensal de até R$2.640.