O artista visual Paulo Henrique Costa, natural de Cruzeiro do Sul, no Acre, apresenta o ensaio fotográfico “Vidas Amazônidas: Retratos de um Acre que Resiste”, uma obra que captura a riqueza cultural e a diversidade do povo acriano e amazônida. Este trabalho retrata de forma singular o cotidiano, as tradições e os desafios enfrentados pelas comunidades que vivem no extremo norte do Brasil, com um foco especial nas vidas ribeirinhas e indígenas em interação harmoniosa com a floresta.
Cada fotografia de Paulo Henrique é um testemunho da resiliência e da sabedoria ancestral dos habitantes da região amazônica, oferecendo ao público uma janela para a beleza e complexidade humana que muitas vezes são invisibilizadas. O ensaio não apenas celebra a cultura local, mas também promove o reconhecimento e a valorização das pessoas que compõem essa rica tapeçaria cultural.
O projeto ganhou ainda mais destaque por contar com o apoio do Yume Ateliê, que há quatro anos produz o fotolivro do artista selecionado de forma 100% artesanal. Este ano, o designer Júlio Matos se juntou à equipe para desenvolver o projeto gráfico do fotolivro de “Vidas Amazônidas”, trazendo uma nova dimensão estética ao trabalho de Paulo Henrique.
Paulo Henrique Costa foi o primeiro artista do Acre e o segundo da região Norte a ser selecionado para o festival Photothings, em São Paulo, um dos eventos mais notável do cenário fotográfico nacional.
Paulo está arrecadando recursos para poder participar:
Confira o trabalho: