O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) autorizou o envio da Força Nacional para auxiliar no combate a incêndios florestais em seis estados brasileiros. A portaria, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (18), não especifica o número de homens que participarão da ação, pois o contingente será definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A Força Nacional é composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia dos estados. Esses agentes não fazem parte das Forças Armadas e são selecionados pela União em diversas localidades. Nesta operação, os profissionais da polícia judiciária e da polícia técnico-científica atuarão em apoio às polícias civis dos estados e à Polícia Federal na investigação e combate das causas dos incêndios provocados por ação humana.
Além disso, a portaria estabelece que a ação da Força Nacional será realizada em articulação com os órgãos de segurança pública e defesa social dos estados e da União, bem como com as entidades responsáveis pela proteção do meio ambiente.
Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã
Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu
Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Porto Velho
Aripuanã, Colniza e Nova Maringá
Caracaraí
Feijó