Na última terça-feira, um incêndio descontrolado em uma área de vegetação atingiu a propriedade de Francisco Paixão Fernandes, morador do Projeto de Assentamento Pedro Firmino, na zona rural de Cruzeiro do Sul. O fogo destruiu completamente a casa de farinha da família, principal fonte de sustento de Francisco, sua esposa e seus cinco filhos.
Segundo informações, o incêndio teve início na propriedade de outro morador, que, ao tentar limpar uma área para o plantio, perdeu o controle das chamas devido à falta de aceiros. O fogo se alastrou rapidamente, destruindo uma grande área de vegetação antes de atingir a casa de farinha de Francisco que conversou com a equipe do site jurua24horas. “Ainda tentamos apagar o fogo, mas não conseguimos. Foi muito triste”, disse o agricultor.
Francisco relatou a tristeza de perder sua principal fonte de renda, ressaltando que a produção de farinha é essencial para o sustento da sua família. “A gente depende da casa de farinha, e agora, sem nada, fica difícil. São cinco filhos para sustentar”, lamentou.
O secretário de Agricultura de Cruzeiro do Sul, Eutimar Sombra, que visitava a comunidade devido à crise hídrica, prestou apoio ao produtor rural. Sombra garantiu que a prefeitura dará suporte a Francisco, ajudando-o a reerguer sua estrutura e a retomar suas atividades.
Esse é mais um exemplo das dificuldades enfrentadas por produtores rurais da região, que além da seca, precisam lidar com as consequências das queimadas.