Josadac Cavalcante, comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, informou que, nos últimos 30 dias, a região recebeu chuvas significativas, elevando o nível do rio e permitindo a navegação de embarcações de médio e grande porte. “As primeiras embarcações chegaram em Porto Walter na quarta-feira (2), transportando uma quantidade significativa de material. No entanto, em Marechal Thaumaturgo, o rio permanece raso e com pedras, ainda inviabilizando a passagem de embarcações maiores”, explica o comandante.
Josadac destacou que o nível do rio em Marechal Thaumaturgo subiu consideravelmente, mas já voltou a apresentar sinais de vazante desde a última quarta-feira (2). Em Cruzeiro do Sul e Porto Walter, o nível continua em elevação, e as expectativas aumentam para que nos próximos dias o volume de água continue a aumentar, para facilitar a navegabilidade.
Na manhã desta quinta-feira (3), o nível do rio em Cruzeiro do Sul atingiu 5,22 metros, um aumento de 68 centímetros comparado ao registrado anteriormente. Marechal Thaumaturgo e Porto Walter também apresentaram elevação, com os rios subindo mais de um metro.
Mesmo com a elevação do nível dos rios, o comandante faz um alerta para os cuidados necessários ao navegar. “Com o aumento do nível do rio, troncos de árvores e cabos podem representar riscos para as embarcações. Os pilotos precisam estar atentos para evitar colisões e possíveis acidentes”, ressalta.
Francisco Barroso, dono de uma embarcação de médio porte, relembra os momentos difíceis e celebra o aumento das águas. “Nós sofremos muito no verão com a baixa do rio, mas agora, com a cheia, conseguimos retomar nossas atividades e garantir o sustento da família”, afirmou.