noticias159 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Cotidiano

MP deve ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o PL ‘Bíblia nas Escolas’

Publicada em 12/11/24 às 08:09h - 56 visualizações

Da redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia MP deve ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o PL ‘Bíblia nas Escolas’  Compartilhar a noticia MP deve ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o PL ‘Bíblia nas Escolas’  Compartilhar a noticia MP deve ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o PL ‘Bíblia nas Escolas’

Link da Notícia:

Após a sanção da lei municipal pelo prefeito Tião Bocalom (PL), que autoriza a leitura facultativa da Bíblia nas escolas públicas e privadas de Rio Branco nesta segunda-feira (11), proposta pelo vereador Arnaldo Barros (Podemos), o Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) tomou providências e solicitou informações à prefeitura sobre o polêmico projeto.

O MP-AC requisitou, em até dez dias, uma cópia da lei sancionada, os pareceres que fundamentaram a sanção e sua publicação no Diário Oficial. Segundo o promotor Thales Ferreira, o órgão também pretende representar ao procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, pedindo que seja interposta uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC). “Caso alguma Bíblia seja adquirida, a recomendação anterior, expedida pelo promotor, servirá como prova de dolo específico para eventual ação de improbidade administrativa”, afirmou Ferreira.


Em julho, a Promotoria de Direitos Humanos já havia recomendado que o prefeito vetasse qualquer projeto que tornasse obrigatória a leitura bíblica nas escolas do município. Ferreira também destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma lei semelhante de Mato Grosso do Sul, que determinava a presença obrigatória de exemplares da Bíblia em escolas estaduais e bibliotecas públicas, usando recursos públicos e ignorando outras crenças religiosas.

A promotoria reforçou que o artigo 5º da Constituição Federal garante a igualdade de todos perante a lei, assegurando direitos fundamentais como liberdade e igualdade, sem distinção de crença ou religião.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 804431
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - Acre Ocidental