Desde que assumiu a Associação Comercial de Cruzeiro do Sul (ACECS), em 10 de janeiro deste ano, o presidente Jairo Bandeira tem conseguido atrair a atenção de importantes parceiros, que demonstram interesse pelas causas do empresariado da região do Juruá.
Esta semana o presidente realizou reuniões, em Rio Branco, com pessoas e entidades, no sentido de fortalecer o comércio da região que ocupa o segundo lugar na economia estadual.
Em visita à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), Jairo dialogou com Rubenir Guerra (presidente da Federação), Pedro Silva (Superintendente), Clovis Consoli (diretor de projetos da Federacre e consultor do Sebrae) e Marcella Dalillah consultora estadual do conselho da mulher empreendedora e da cultura do estado do Acre (CMEC)
O diretor da Federacre informou sobre a criação de um Instituto, o qual visa a criação de projetos para captar recursos dos parlamentares estaduais e federais. Os recursos serão destinados a associações, cooperativas e demais entidades aptas para captação dos mesmos. Na mesma reunião foi abordado que dia 5 de fevereiro deste ano, o SEBRAE estará em Cruzeiro do Sul, realizando um treinamento estratégico para as associações comerciais regionais, com o objetivo de aperfeiçoar o planejamento das ações para 2025.
A consultora Marcella da Federacre, visando fomentar o empreendedorismo feminino na região do Juruá, pretende expandir o movimento das mulheres empreendedoras. Em Cruzeiro do Sul a ACECS já conta com a expertise de Núcia Melo, vice-presidente da Associação, e assim pretende-se expandir o potencial das mulheres empreendedoras do Vale do Juruá. Outras pautas defendidas por Jairo foram: fomento do turismo para a Serra do divisor e demais áreas exóticas da região, aproveitando a infraestrutura do SESC, como ponto de apoio para recebimentos dos turistas, realização de workshops, treinamentos e palestras voltado ao turismo.
Ademais, foi pedido o apoio para a criação do grupo de trabalho e fortalecimento do movimento de Integração Cruzeiro do Sul/Pucalpa, como fator principal de desenvolvimento regional e estadual.