Fundada em 1983, a instituição não recebia melhorias estruturais havia mais de três décadas. O Estado investiu então quase R$ 5 milhões, o que significou a realização de um sonho antigo dos aproximados 20 mil manciolimenses.
Segundo Hélio Bentes, gerente-geral da unidade, a intervenção foi responsável por estabelecer uma nova realidade. “São indiscutíveis os avanços que tivemos”, assegura.
Avanços e a nova realidade
Atualmente, o hospital conta com dois médicos por plantão e novos técnicos de enfermagem. Além disso, recebeu duas novas ambulâncias, porteiros, recepcionistas e a implantação de um esquema de segurança patrimonial. A farmácia está abastecida de forma ininterrupta.
Anteriormente a estrutura existente permitia a realização de oito tipos de exames. Agora, com a aquisição de um aparelho de bioquímica automatizado, são feitos 35. E a população também comemora a expressiva diminuição no tempo de espera para obter resultados: apenas um dia.
Outra conquista foi obtenção de um aparelho de raio-X ultramoderno. A medida desafogou a grande demanda do Hospital Regional do Juruá, atendendo tanto os moradores de Mâncio Lima, quanto de Rodrigues Alves e até de Cruzeiro do Sul.
Aparelho de raio-X instalado no hospital de Mâncio Lima. Foto: Marcos Santos/Secom
Por fim, um ano após a entrega da obra, os resultados se apresentam em números expressivos: 518 internações, 47.567 exames e 5.977 raios-X. Dessa forma, a gestão valoriza a saúde e salva vidas.