A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira, dia 16, 19 mandados expedidos pela Justiça Estadual contra suposta organização criminosa suspeita de fraude em licitação ou contrato, a pedido da Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal no Acre. O prejuízo estimado está estimado em R$ 5,2 milhões.
A ação tem o objetivo de investigar diversos crimes envolvendo empresas da área de construção civil e funcionários do DERACRE e da SEINFRA, órgãos ligados à administração pública. Um total de 88 policiais estão envolvidos na ação, que é executada nos estado do Acre, Amazonas, Santa Catarina e São Paulo. São cumpridos 19 mandados de busca e apreensão; 12 mandados de suspensão do direito de participar de licitações e de firmar contratos com órgãos públicos e três suspensões do exercício da função pública.
A investigação foi iniciada a partir de Nota Técnica da Controladoria Geral da União, que apontou diversas irregularidades relativas a contratos, entre o DERACRE e a SEINFRA e um consórcio de empresas de engenharia.