Moradores da comunidade Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, tiveram uma surpresa inesperada durante uma pescaria de subsistência realizada na última sexta-feira. Enquanto verificavam as malhadeiras, conhecidas como mangas, que haviam sido armadas na área, os pescadores se depararam com um Puraquê preso, junto com outros peixes capturados.
Por medida de precaução, devido à natureza elétrica do animal, foi decidido abater o Puraquê. O peixe media aproximadamente 2 metros de comprimento e pesava cerca de 50 quilos. O Puraquê, conhecido como um peixe elétrico, é uma espécie comum nos rios e igarapés da região.
Um Puraquê, também conhecido como peixe-elétrico, é uma espécie de peixe encontrada em rios e igarapés na América do Sul, especialmente na região amazônica. Ele é notável por sua capacidade de produzir descargas elétricas como forma de se comunicar, se defender e capturar presas. Essas descargas elétricas são geradas por órgãos especializados chamados eletroplacas, que revestem grande parte do corpo do peixe.
O Puraquê pertence à família Gymnotidae e ao gênero Electrophorus. Sua aparência geral é alongada e cilíndrica, muitas vezes lembrando uma enguia. Essa espécie pode crescer significativamente em tamanho, com exemplares que podem atingir mais de 2 metros de comprimento, como o que foi capturado.
Devido à sua capacidade de gerar eletricidade, o Puraquê é capaz de criar campos elétricos ao seu redor para detectar objetos, outros peixes e até mesmo para se comunicar com outros membros de sua espécie. Isso faz dele um dos peixes mais intrigantes e únicos do mundo aquático, com adaptações evolutivas especiais que o ajudam a sobreviver em seu ambiente aquático.
Receba em seu celular as notícias da sua cidade.
Entre no link de WhatsApp >> AQUI<<