Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão entre um produtor rural e o prefeito do município de Bujari, no interior do Acre, João Edvaldo Teles de Lima, conhecido como Padeiro. O caso ocorreu nessa terça-feira (7) na zona rural da cidade e o prefeito acabou levando empurrões do morador, que foi contido por populares. (veja vídeo acima)
Segundo informações da prefeitura, Padeiro estava no local vistoriando obras no Ramal Toco Preto e moradores começaram a insistir que o trabalho deveria ser feito logo em um outro ramal. O gestor teria explicado que os trabalhos são feitos seguindo um cronograma de ações e que as equipes iriam posteriormente para a outra área.
No entanto, em determinado momento, os ânimos se exaltaram e o prefeito começou a pedir que o morador lhe respeitasse. Foi então que o homem dá um tapa no peito de Padeiro, segura pela gola de sua camisa e o empurra. Outros moradores que assistiam a discussão seguram o produtor e o afasta do prefeito pedindo calma. O vídeo é encerrado quando o prefeito diz que vai fazer o que eles estão cobrando.
Repercussão
Após a agressão sofrida pelo prefeito, outros políticos, partido e a Associação dos Municípios do Acre (Amac) se manifestaram em solidariedade a Padeiro. O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom, disse que a situação é inaceitável.
Em nota, a Amac repudiou as agressões sofridas pelo prefeito. “São grandes as dificuldades enfrentadas por todos os prefeitos do Acre, diante de quedas consideráveis de repasses financeiros e muitos desafios diários para atender as necessidades da população. É inaceitável atos de violência contra qualquer ser humano, mulheres e homens que trabalham pela garantia da ordem pública, pela paz social e pelo cumprimento da ordem pública.”
Pelas redes sociais, Bocalom também lamentou o ocorrido. “Quero dizer que nós não aceitamos esse tipo de comportamento, não é desse jeito que vamos conseguir desenvolver nosso estado e nossos municípios, não é agredindo os prefeitos, não é fazendo o que vi naquele vídeo. Trabalhamos com planejamento, não podemos trabalhar apenas sob pressão, isso é péssimo para a gestão. Só sabe o que é ser prefeito, quem está nessa função. Não é fácil. Tudo cai no colo do prefeito. Não é assim que deve ser tratado um prefeito que gosta de trabalhar e que sempre cuidou tão bem do homem do campo.”
O prefeito da cidade de Assis Brasil, Jerry Correia, também se manifestou por meio de nota, se solidarizando com Padeiro.
“Nada justifica o ato de covardia praticado contra o gestor daquela cidade, que pelo histórico de vida pública tem o respeito da sociedade do município, uma vez que está no quarto mandato de prefeito. São grandes as dificuldades enfrentadas por todos os prefeitos do Acre, diante de quedas consideráveis de repasses financeiros e muitos desafios diários para atender as necessidades da população. Não se resolve nenhum problema partindo para a agressão física. Esperamos que a justiça seja feita nesse triste episódio vivido pelo honrado prefeito Padeiro”, afirmou Correia.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) manifestou solidariedade ao prefeito do município do Bujari. “O PDT reafirma a importância do respeito, do diálogo construtivo e da busca por soluções pacíficas como fundamentos de uma sociedade saudável e democrática. É fundamental que todos se comprometam com um ambiente de respeito e civilidade, visando ao bem-estar da nossa sociedade como um todo.”