Uma ação promovida pelo Instituto de Identificação, por meio da Polícia Civil do Acre é realizada na terra dos Puyanawas, localizada no município de Mâncio Lima. Na primeira vez, quase 500 indígenas foram atendidos através do programa. Dessa vez, foi a entrega dos documentos (RGs). A ação visa levar cidadania ao povo indígena e atendimento menos burocrático.
Jonas Souza, coordenador do Instituto de Identificação do Juruá, diz que foram mais de 500 atendimentos realizados durante a ação. “Eles conseguiram uma façanha histórica, que foi inserir no seu nome civil, o sobrenome Puyanawa. Parabéns à eles, e a todos os órgãos que se uniram e fizeram acontecer”, destaca.
Para o Cacique Joel, foi um prazer receber novamente o Instituto de Identificação na Aldeia. “Estou muito alegre em poder estar recebendo esse material para distribuir ao meu povo já com nosso nome ético. É um marco histórico para nós. Obrigado a todos que contribuíram e trabalharam para que isso pudesse acontecer”, cita.
Um levantamento das pessoas que ainda não foram atendidas será feito para que na próxima ação sejam inseridas.
A entrega dos RGs foi feita na última segunda-feira, 18, para mais de 400 indígenas, juntamente com a Juíza de Mâncio Lima, Gláucia.