Na medição das 12h desta quinta-feira (22), o Rio Acre atingiu 10,45 metros na capital em poucas horas. O nível do manancial subiu mais de um metro desde a medição da manhã.
Logo cedo, na medição das 06h, o rio havia marcado 9,20 metros. A subida já era prevista por conta das chuvas intensas atingiram a capital acreana e diversos municípios ao longo da bacia do Rio Acre.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, o tenente-coronel Cláudio Falcão, nas próximas 48 horas o Rio Acre deve atingir 12 metros, acima da cota de atenção, que é de 10 metros e próximo da cota de alerta, de 13,50m.
“Até esta sexta-feira essas águas estão descendo o rio, elas chegam em Rio Branco. Ao chegar aqui, ela vai impactar a gente em torno de três metros, e com mais água do que já temos da própria região, a gente chegaria a 12 ou mais metros, essa é a expectativa. Até o final de sexta-feira para sábado, já vamos alcançar uma cota mais preocupante”, disse.
A preocupação não é somente com o nível do Rio Acre. A Defesa Civil também monitora a situação dos igarapés de Rio Branco.
O Igarapé Batista, no Parque das Palmeiras, que desagua no São Francisco, já transbordou. A Defesa Civil também informou que há registros de um transbordo de igarapés também na Baixada da Sobral.