Uma sucuri foi filmada na volta da Aurora, no Rio Moa, em Mâncio Lima (AC). No vídeo, a cobra aparece às margens do rio e é possível observar que está “de barriga cheia“.
Os homens que filmam o animal de dentro de um barco se assustam com o tamanho da serpente, que tenta subir o barranco, mas volta para a água. “Olha o tamanho da miudinha aí. Meu amigo, é um chicote”, diz um deles.
O Moa é um afluente do Rio Juruá. Os flagrantes de cobras, peçonhentas, ou não, são comuns nos municípios da região.
Sucuri
As sucuris não são venenosas e são conhecidas por seus hábitos semiaquáticos. São geralmente encontradas em região de rios, brejos e pântanos de água rasa coberta por vegetação. Considerada uma ótima nadadora, desloca-se de forma rápida na água e é mais lenta em terra firme. Conhecida por constringir suas presas, tem uma mordida dolorida, mesmo não sendo peçonhenta.
Ela é 100% carnívora e geralmente caça por espreita próximo à beira da água. Quando tem uma oportunidade, dá um bote, enrola seu corpo ao redor da presa e aperta suas vítimas até a morte. Essas serpentes têm uma dieta generalista e fazem parte de seu cardápio: mamíferos, aves, répteis e peixes.