O Calendário de Eventos de 2025 publicado, na edição desta segunda-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE), reúne mais de 70 festividades programadas para o próximo ano, contemplando atividades culturais, esportivas, religiosas, tecnológicas e ecológicas, distribuídas em diferentes municípios acreanos.
Entre os destaques estão os 23 festivais indígenas e a Conferência Indígena da Ayahuasca, que promovem o etnoturismo e valorizam as tradições das comunidades indígenas.
O calendário também inclui eventos religiosos tradicionais, como o Novenário de São Sebastião, em Xapuri, e o Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul.
O primeiro evento indígena do ano é o festival Kãda Shawã Kaya, do Povo Arara, realizado em Porto Walter em janeiro. No mesmo mês, entre os dias 25 e 29, ocorre a Conferência Indígena de Ayahuasca.
Em junho, o festival Huwã Karu Yushibu, do Povo Huni Kuin, acontece em Rio Branco. Já julho é marcado por oito festivais indígenas, entre eles o Nuke Feya Sharahu, do Povo Shanenawa, em Feijó, e o Atsá Puyanawa, do Povo Puyanawa, em Mâncio Lima.
Tarauacá concentra diversas celebrações no calendário, como o Festival Mariri, do Povo Yawanawá, o Festival Indígena Cultural e Espiritual do Povo Huni Kui e o Nukun Beya, também do Povo Huni Kui.
No mês de agosto, sete festivais indígenas estão programados, com destaque para o Mawa Isã Keneya, do Povo Huni Kui, em Tarauacá, e o Inu Vakevu, do Povo Nukini, em Mâncio Lima.
O Festival Yawa, do Povo Yawanawá, em Tarauacá, está agendado para outubro, enquanto o encerramento da programação ocorre em dezembro com os festivais Shiate, do Povo Apolima Arara, em Marechal Thaumaturgo; Batismo Nixpu Pima, do Povo Huni Kui, em Santa Rosa do Purus; e Ikamuru Shuku Shukuwe, do Povo Huni Kui, no Jordão.
Além dos festivais indígenas, o turismo religioso também ocupa uma posição de destaque no calendário, com eventos já tradicionais no estado.
Em janeiro, o Novenário de São Sebastião, em Xapuri, atraiu milhares de fiéis em homenagem ao santo padroeiro.
Em agosto, de 5 a 15, acontece o Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, considerado uma das maiores manifestações religiosas da região Norte. Ainda em agosto, no dia 15, ocorre a Caminhada Religiosa Ecológica Santa Raimunda da Alma do Bonsucesso, em Assis Brasil.
Em setembro, está prevista a Marcha para Jesus, que reúne milhares de evangélicos em Rio Branco em um dos maiores eventos da comunidade religiosa local.