noticias973 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Cidades

Governador e membros da Senasp participam de conferência indígena da Ayahuasca

Publicada em 29/01/25 às 18:30h - 72 visualizações

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governador e membros da Senasp participam de conferência indígena da Ayahuasca  Compartilhar a noticia Governador e membros da Senasp participam de conferência indígena da Ayahuasca  Compartilhar a noticia Governador e membros da Senasp participam de conferência indígena da Ayahuasca

Link da Notícia:

Governador e membros da Senasp participam de conferência indígena da Ayahuasca
O governador Gladson Cameli e membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, participaram na tarde desta quarta-feira, 29, da 5ª Conferência Indígena da Ayahuasca, na Aldeia Sagrada Yawanawá, da Terra Indígena Rio Gregório, no município de Tarauacá.


O evento reúne indígenas de várias etnias de municípios acreanos e de outros locais. O Cacique Biracy Júnior publicou uma fotografia do governador e da diretora de ensino e pesquisa da secretaria, Michele Gonçalves, no local, onde é feita uma defumação. “Faço questão de participar dos festivais e outros eventos indígenas do Estado com muito respeito aos povos originários e sua cultura“, pontuou o governador.


Ao anunciar a criação do Centro Integrado de Inteligência Segurança Pública e Proteção Ambiental em Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira, 29, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, disse que além do combate ao tráfico, o Centro também será de proteção ambiental com atenção às terras indígenas do Acre.

5ª Conferência


A realização da Conferência é do Instituto Nixiwaka, da Cooperativa Extrativista Yawanawá e do Instituto Yorenka Tasorentsi. Na pauta, estão debates sobre apropriação de conhecimentos tradicionais e genéticos, como patentes, legalidade do transporte de ayahuasca, princípios éticos para realização de cerimônias com não indígenas ou fora das comunidades, papel de mulheres como lideranças espirituais, protocolos para parcerias com pesquisadores e outros pontos. Um dos pontos centrais é a criação de um Conselho de Líderes Espirituais Indígenas para influir nas decisões políticas e jurídicas que digam respeito à ayahuasca e o uso dentro e fora de seus territórios.


A primeira conferência foi realizada em 2017, na Terra Indígena Puyanawa, município de Mâncio Lima e foi repetida em 2018, 2019 e 2022.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 965444
Usuários Online: 67
Copyright (c) 2025 - Acre Ocidental