Centenas de católicos se encontraram na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Rio Branco, na alvorada deste domingo (13), para a primeira celebração do Domingo de Ramos em solenidade que marca a abertura da semana santa. Além da missa das 6h00, haverá celebração às 8h00, 17h00 e 19h00. Houve a transmissão do evento pela Rádio Difusora Acreana.
O bispo Dom Joaquín Pertíñez Fernández, que fez a celebração, explicou que o Domingo de Ramos lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a tragédia da Paixão de Cristo – morte de Jesus.
“Nós lembramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, subindo no burrinho, todo o povo aclamando, com os ramos de Oliveira, palhas, aclamando Ele como rei dos judeus. Depois acontece a tragédia da paixão de Cristo, onde foi condenado a morte”, disse ao ac24horas.
Julieta Alves das Neves, de 73 anos, disse que há tempos não participava do evento, mas neste ano, ficou emocionada. “Para falar a verdade, fazia muito tempo que eu não vinha. É uma emoção muito maravilhosa, fui dormir a mais de meia-noite e cedo me acordei”, contou.
Os fiéis se reuniram na área externa da Igreja, onde receberam ramos. Após breve palavra, entraram em procissão na igreja, percorrendo a Travessa Catedral por cerca de 90 metros, até chegar no interior da Catedral, onde celebrou-se o restante do rito.