Na tarde desta quarta-feira, as águas do Rio Acre atingiram 17, 07 metros, tomando parte do calçadão da Gameleira, região do segundo distrito de Rio Branco. A Defesa Civil teve que interditar o tradicional cartão postal da capital acreana por questões de segurança.
Esta proibido o tráfego de pedestres e veículos na orla da Gameleira. até o momento, apenas a parte que da acesso aos bairros Cidade Nova e 15, continuará liberada. Entretanto, segundo o tenente-coronel da PM, Felipe Russo, caso o rio venha a subir mais nas próximas horas, o trânsito na área deverá ser totalmente bloqueado.
“Nós estamos estudando essa possibilidade. Caso a água alcance a metade da rua, nós iremos pedir a interdição, para que a segurança de todos seja preservada”, disse Russo.
O tenente explica que a decisão foi necessária por questões de segurança e pede a colaboração da população.
“Pedimos que as pessoas evitem passar por esse local. Aqui é um ponto de cheia do rio. O rio tá em processo de subida. Um local perigoso”, alerta.
A PM informou ainda que por ser um local de enchente, a presença da população pode atrapalhar o resgate das vítimas atingidas. Além disso, a água já alcançou o último degrau do calçadão da Gameleira. “Se uma criança cai aqui, ela não vai ter como se segurar, a correnteza é muito forte”.
O tenente-coronel disse que a PM trabalha como uma previsão máxima de que o rio possa atingir 17,20 metros nas próximas horas. Na última medição feita pela Defesa Civil Municipal, as 15h, o Rio Acre atingiu 17,07m.