O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), a Federação das Indústrias (Fieac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial assinaram o termo de cooperação para as custodiadas confeccionarem uniformes escolares.
A qualificação profissional para as apenadas do presídio feminino representa mudanças positivas, podendo destacar a remição de pena e profissionalização para essas mulheres. A ação tem o intuito de facilitar a ressocialização para as internas da Unidade Penitenciária Manoel Nery da Silva, em Cruzeiro do Sul.
De acordo com a representante da Fieac em Cruzeiro do Sul, Janaína Terças, o objetivo é oportunizar às mulheres a inserção no mercado de trabalho depois do cumprimento das penas.
Com o apoio de outras instituições, a Fieac e o Iapen buscam a continuidade do projeto “Todas Elas”, que é o início de um novo ciclo, com o objetivo de promover oportunidades para essas pessoas privadas de liberdade, que, a partir disso, poderão trabalhar e obter uma renda.
O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro e a secretária da Mulher, Márdhia El Shawwa, firmaram um Termo de Cooperação de Trabalho, que contará com a doação de cinco mil camisas para serem customizadas pelas detentas.