Os cinco incêndios de natureza florestal foram registrados somente no final de semana em Cruzeiro do Sul. Dentre eles, um foi registrado no Deracre, próximo ao aeroporto, outro no ramal do Sinteac Br-307 e um terceiro no bairro do Formoso, região próxima da cidade. Os outros dois foram de menor proporção.
O incêndio de maior proporção ocorreu na noite do último sábado (2), no Deracre, próximo ao aeroporto de Cruzeiro do Sul. Os bombeiros tiveram que conter um fogo que se alastrou por cerca de 20 hectares. Como a área é de pluma, não houve muitos danos à biodiversidade do local.
Segundo o tenente Alisson Rogério, o Corpo de Bombeiros recebe muitas ocorrências dessa natureza em Cruzeiro do Sul, principalmente pelo período de estiagem no Acre. O tenente orienta que a população se conscientize sobre seus atos e não jogue cigarros em áreas secas, pois a fumaça pode acarretar danos à saúde pública.
No ano de 2022, até este mesmo período, foram registradas 93 ocorrências de natureza florestal em Cruzeiro do Sul. Já neste ano de 2023, 76 ocorrências foram registradas, 17 a menos que no ano passado.
As causas dos incêndios florestais são variadas e podem ser originadas por ações humanas ou por fenômenos naturais. Buscar rastrear a razão da queimada facilita as ações de combate, além de atividades preventivas, principalmente em tempos de estiagem. Não foi realizada pericia para averiguar as possíveis causas dos incêndios.