noticias667 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Concurso

Sete indígenas de Mâncio Lima são aprovados na Universidade de Brasília

Publicada em 23/01/25 às 18:35h - 553 visualizações

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sete indígenas de Mâncio Lima são aprovados na Universidade de Brasília   Compartilhar a noticia Sete indígenas de Mâncio Lima são aprovados na Universidade de Brasília   Compartilhar a noticia Sete indígenas de Mâncio Lima são aprovados na Universidade de Brasília

Link da Notícia:

Sete indígenas de Mâncio Lima são aprovados na Universidade de Brasília
A Escola Ixūbãy Rabuī Puyanawa, localizada na aldeia Puyanawa, no município de Mâncio Lima, está em festa. É que nada menos do que sete estudantes foram classificados e aprovados em um vestibular indígena realizado pela Universidade de Brasília (UnB).


De acordo com a professora Maria Alice Martins de Lima Puyanawa, gestora da escola, o vestibular indígena da UnB trata-se de um processo seletivo específico voltado para as comunidades indígenas em todo o Brasil, onde os estudantes da aldeia foram aprovados.


Ela lembra que o vestibular contou com provas de conhecimentos gerais, de uma redação e também de uma entrevista. Agora, explica, os estudantes deverão se mudar para Brasília (DF) a fim de dar início aos estudos. “Somente o aluno Guilherme Puyanawa também foi aprovado para a mesma área, aqui na Ufac”, explica.


Para nós aqui foi uma surpresa, ao mesmo tempo em que também ficamos muito felizes. A gente sabia que eles eram capazes. Muitos estudaram bastante, a gente sabia também da capacidade dos nossos professores e isso tudo é motivo de alegria”, declara.


Maria Alice lembra que, além deles, outros estudantes da aldeia já fazem cursos de graduação na Ufac e mesmo em faculdades particulares, sendo alguns já formados, como em Enfermagem e Nutrição. “A gente sabe da capacidade dos nossos alunos”, frisou.


Entre os alunos aprovados no vestibular indígena da UnB está Guilherme Puyanawa, aprovado em primeiro lugar para agronomia. O processo seletivo, segundo ele, foi uma experiência extensa e cheia de aprendizado. Na primeira etapa, a prova escrita, diz que chegou a ficar nervoso, mas também animado porque se preparou de maneira profunda.


“Sempre sonhei em fazer faculdade de Agronomia e a redação foi uma parte que gostei, porque tive a oportunidade de escrever sobre um tema relevante e isso permitiu expressar a minha criatividade e capacidade de argumentação”, contou.


Ele diz estar feliz por começar essa nova jornada e agradece, além dos pais, ao povo puyanawa. “Darei orgulho para os meus pais e para o meu povo e onde eu for falarei e honrarei o nome do meu povo, irei representar a minha comunidade”, destacou.


Alunos puyanawas aprovados no vestibular indígena da UnB:


Guilherme puyanawa, Agronomia (bacharelado) – 1º lugar


Anne Puyanawa, Enfermagem (bacharelado) – 1º lugar


Keane Puyanawa, Nutrição (bacharelado) – 2º lugar


Iures Puyanawa, Ciências Biológicas – 2º lugar


Luiz Henrique Puyanawa, agronomia (bacharelado) – 2º lugar


Thayana Puyanawa, Engenharia Florestal – 5º lugar



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 965433
Usuários Online: 58
Copyright (c) 2025 - Acre Ocidental