noticias693 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Concurso

Mais três ministros do STF votam pela inconstitucionalidade de PEC que transformou agentes do ISE em Policiais Penais

Publicada em 12/06/23 às 17:35h - 142 visualizações

Acre Ocidental


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mais três ministros do STF votam pela inconstitucionalidade de PEC que transformou agentes do ISE em Policiais Penais  Compartilhar a noticia Mais três ministros do STF votam pela inconstitucionalidade de PEC que transformou agentes do ISE em Policiais Penais  Compartilhar a noticia Mais três ministros do STF votam pela inconstitucionalidade de PEC que transformou agentes do ISE em Policiais Penais

Link da Notícia:

Mais três ministros do STF votam pela inconstitucionalidade de PEC que transformou agentes do ISE em Policiais Penais
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7229, de autoria da Associação dos Policiais Penais do Brasil, que contesta a aprovação pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que efetivou cerca de 300 agentes socioeducativos e transformou os motoristas penitenciários em policiais penais continua sendo julgada pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).


O relator, Ministro Dias Toffoli, votou parcialmente pela procedência da ação, declarando a constitucionalidade da expressão “os cargos de Motorista Penitenciário Oficial”, mas reconheceu como inconstitucional a expressão “socioeducativo” contida na Constituição do Estado do Acre, bem como repeliu a estabilidade de agentes temporários.


Ocorre que o Ministro Luís Barroso, divergiu do relator Toffoli e votou pelo entendimento que a transformação de cargos de Motoristas Penitenciários Oficiais em Policiais Penais viola o artigo 37, II, da Constituição Federal. Segundo Barroso, as carreiras possuem atribuições e exigências para provimento distintas, tornando inconstitucional a transformação. A Ministra Carmen Lucia até agora acompanhou a divergência, havendo possibilidade adesão de outros membros da corte até o final do julgamento.


Dos outros nove Ministros, mais três, Carmem Lúcia, Alexandre de Moraes e Edson Fachin votaram acompanhando o voto de Roberto Barroso.


O julgamento foi suspenso, já que o Ministro André Mendonça pediu vistas do processo.


A tendência, pela grande maioria até o momento é de que a PEC seja declarada inconstitucional.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 808601
Usuários Online: 24
Copyright (c) 2024 - Acre Ocidental