Tainá Alves da Silva, uma jovem de 19 anos natural de Cruzeiro do Sul, no Acre, alcançou uma conquista ao garantir o 9º lugar no curso de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco. Criada e educada na zona rural de Cruzeiro do Sul, Tainá estudou na Escola Manoel Braz de Melo, onde concluiu o ensino médio, sendo que os últimos dois anos foram marcados por aulas remotas devido à pandemia.
Após concluir o ensino médio, Tainá mudou-se para Rio Branco, capital do estado, onde frequentou por dois anos o curso pré-Enem do Aprova, que desempenhou um papel fundamental em sua preparação para o vestibular. “Como minha única ocupação era estudar, dedicava todo o meu dia a isso”, relata a estudante.
Tainá, que residia na comunidade Paraná Pentecoste, na zona rural de Cruzeiro do Sul, sempre teve o sonho de se tornar médica desde a infância. “Pode parecer clichê, mas nunca me vi realizando outra profissão que não fosse a medicina. Era o meu sonho desde a infância”, afirma.
Sua conquista é um exemplo inspirador de dedicação e determinação, destacando o potencial dos estudantes de áreas remotas e rurais para alcançarem sucesso acadêmico e profissional em áreas tão competitivas como a medicina.