noticias789 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Especiais

Festival Atsá do Povo Puyanawa está entre os mais atrativos, segundo calendário de eventos do governo do Acre

Publicada em 28/01/25 às 14:07h - 169 visualizações

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Festival Atsá do Povo Puyanawa está entre os mais atrativos, segundo calendário de eventos do governo do Acre   Compartilhar a noticia Festival Atsá do Povo Puyanawa está entre os mais atrativos, segundo calendário de eventos do governo do Acre   Compartilhar a noticia Festival Atsá do Povo Puyanawa está entre os mais atrativos, segundo calendário de eventos do governo do Acre

Link da Notícia:

Festival Atsá do Povo Puyanawa está entre os mais atrativos, segundo calendário de eventos do governo do Acre
O calendário de eventos de 2025 no Acre terá mais de 20 festivais indígenas. O anúncio foi feito pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete). Segundo o Executivo, a iniciativa visa promover o etnoturismo, fortalecer as tradições culturais e impulsionar a economia local.

O calendário já começa com destaque em janeiro, com o Kãda Shawã Kaya, do Povo Arara, em Porto Walter, que ocorrerá entre os dias 25 e 29. Além disso, será realizada, no mesmo período, a Conferência Indígena de Ayahuasca, evento relevante para as comunidades indígenas que utilizam a planta em rituais e práticas espirituais.

Em junho, o festival Huwã Karu Yushibu, do Povo Huni Kuin, será realizado em Rio Branco, dando início a uma série de festivais ao longo do ano.

O mês de julho será o mais movimentado, com a realização de oito festivais indígenas, entre eles o Nuke Feya Sharahu, do Povo Shanenawa, em Feijó; o Atsá Puyanawa, do Povo Puyanawa, em Mâncio Lima; e o Nuke May Vari Nukushu Munuti, também do Povo Shanenawa, em Feijó. Outros eventos importantes incluem o Matxo Noke Noi, do Povo Noke Koi, em Cruzeiro do Sul, e o Copa das Árvores Corredor Pano, do Povo Kuntanawa, em Marechal Thaumaturgo.

Além disso, o município de Tarauacá receberá festivais como o Mariri, do Povo Yawanawá, e o Festival Indígena Cultural e Espiritual, do Povo Huni Kui, com a realização do Nukun Beya, também do Povo Huni Kui. O calendário também inclui eventos como o Carnaval, os Jogos Escolares e a Expoacre.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 965421
Usuários Online: 49
Copyright (c) 2025 - Acre Ocidental