A paixão nacional, o futebol, move a população brasileira, mas uma pequena cidade do Acre, Mâncio Lima se divide entre dois amores, a política e o futebol. A maioria dos jovens tem um sonho de jogar profissionalmente em um grande clube, mas um grupo manciolimense montou um time denominado Falcão Negro Futebol Clube tem o objetivo de profissionalizar a equipe.
Os Falcões Negros, foi criado há cinco anos, na época era apenas um time de futebol de salão, com poucos atletas, mas ao decorrer dos anos a rapaziada buscou sonhos mais altos e montaram um time de futebol de campo. Atualmente participam do projeto cerca de 30 atletas que treinam semanalmente em um campinho do bairro São Francisco.
Nem tudo são flores, os atletas enfrentam todo tipo de dificuldades, pois em sua maioria eles são autônomos, outros possuem família para sustentar e com isso falta o básico para treinarem, bem como: bolas, chuteira, blusas, shorts, e até dinheiro para se deslocarem e participar de competições.
Um dos atletas, o jogador e treinador, Carlos André Ferreira, relata que muitos jogadores já pensaram em desistir, pois as dificuldades são extremas, porém, o sonho coletivo de ver os Falcões Negros disputando um campeonato da 1ª divisão do futebol do município faz com que eles permaneçam unidos.
“A nossa maior dificuldade é a falta de material, muitos não tem condições de bancar o seu uniforme, haja vista que tudo é comprado com dinheiro do próprio bolso. Já pedimos auxilio do Prefeito Isaac Lima, que até o momento nada fez, pedimos também aos vereadores e empresários”, relata Carlos André.
O atleta ressalta ainda que qualquer ajuda é bem-vinda, e se algum empresário se sensibilize e desejar ajudar, basta entrar em contato pelo (68) 99975-9286.