Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) assumiu o controle do Bloco 7 do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul. Essa medida foi tomada após a polícia penal frustrar, em menos de 30 dias, pelo menos três tentativas de fuga na instituição.
O GPOE, especializado em situações críticas em prisões, foi acionado devido às recentes tentativas de fuga no local. “O GPOE está lá por conta das últimas tentativas de fuga. O Grupo foi acionado e ficará à frente, nos próximos dias, do comando do bloco 7, onde ficam lideranças criminosas. A ideia é ver de perto a estrutura, ações, tudo, de forma preventiva”, explicou a Assessoria de Comunicação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre- Iapen.
As tentativas de fuga ocorreram nos dias 21 e 27 de dezembro de 2023 e em 8 de janeiro deste ano, com a descoberta de buracos em celas. No total, 24 presos planejavam fugir das três celas do presídio Manoel Neri.
Criado em 2017 como reforço na Segurança Pública do Estado, o GPOE possui diversas atribuições, incluindo revista geral, escolta de presos de alta periculosidade e intervenção tática em situações de conflitos, rebeliões e motins em estabelecimentos prisionais.