As imagens do momento em que um jovem se dependura na haste da estátua de Thaumaturgo de Azevedo em Cruzeiro do Sul-AC, estão circulando nas redes sociais. O caso teria ocorrido nesse final de semana prolongado, no período carnavalesco.
Um grupo de jovens se aproxima do monumento, que fica situado na Avenida Coronel Mâncio Lima, ao lado do primeiro portal.
Um deles que está filmando diz: “Aqui nós voltando do Carnaval e os caras já estão muito loucos. Fica em cima da vara, em cima da Vara”. Momento em que um jovem se agarra na haste da bandeira (que era de cobre e foi furtada anos atrás) de Thaumaturgo e força até quebrar. Ele cai no chão e se levanta. Ao perceberem o dano à estátua, que é um patrimônio cultural da cidade, eles saem rapidamente do local.
O site Juruá Comunicação entrou em contato com o Coordenador de Cultura da Fundação Elias Mansour no Juruá, Cordolino Mota “Motinha”, que ficou indignado com o ato de vandalismo.
“Eu ainda não tinha tomado conhecimento dessas imagens. Não sei em qual dia ocorreu. O fato é que com essas imagens é que eu vou poder ir na delegacia nesta quinta-feira, 15, registrar um boletim de ocorrência por vandalismo. Pois se trata de destruição de patrimônio público”, afirmou.
No começo da tarde desta quarta-feira, 14, um funcionário da Fundação Elias Mansour foi até o local recolher o pedaço da haste quebrada, também tirar fotos e juntar com outros materiais para dar queixa na delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul.
Quem foi Thaumaturgo de Azevedo
Marechal Thaumaturgo é fundador do município de Cruzeiro do Sul no Acre. Comandou a Força Policial do Distrito Federal, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, entre 1909 e 1910. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 29 de agosto de 1921 aos 67 anos de idade.
A estátua de bronze do Marechal Gregório Thaumaturgo de Azevedo foi uma homenagem ao fundador por ocasião dos 100 anos de Cruzeiro do Sul-AC.