Na madrugada desta quarta-feira (6), a Praça João Pessoa, em frente à antiga Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, foi alvo de vandalismo e furto. Dois indivíduos não identificados danificaram o obelisco que fica no centro da praça e furtaram os fios da iluminação que o adornava.
O obelisco é um patrimônio histórico do município, construído em homenagem à Marinha do Brasil. O local, até os anos de 1920, se chamava Praça da Armada. Na década de 1930, o nome da praça foi alterado para “João Pessoa”, em homenagem ao político paraibano da Era Vargas, assassinado em 1930, e que também dá nome à capital da Paraíba.
Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia geral de polícia onde foi dado início as investigações para identificar e prender os responsáveis pelo crime.
A prefeitura municipal também foi comunicada sobre o lamentável fato e se comprometeu em realizar a limpeza do lugar, restaurar o patrimônio histórico e devolver a iluminação necessária à segurança da praça e do entorno.