A soldado Raiane Gomes, do 1º Batalhão de Polícia Militar (PM-AC), salvou de um engasgo um bebê recém-nascido de apenas 6 dias, na madrugada desta segunda-feira (12), em Rio Branco. A militar, que também é enfermeira, mas não exerce a profissão, executou a manobra de heimlich, que é uma técnica para desengasgar bebês, crianças e adultos.
De acordo com Raiane, ela estava em patrulhamento na Rua 24 de Janeiro, bairro 6 de Agosto, próximo da Ponte Metálica, quando ela e os outros militares avistaram um carro vindo na contramão. Então, um homem saiu do veículo correndo em direção aos policiais.
“O pai estava desesperado falando que seu bebê estava engasgado com leite materno. Daí saiu a mãe do carro com a criança. Foi quando eu percebi a situação e saí em direção a ela para pegar a criança. Fiz a manobra, e logo a bebê voltou a respirar e ficar mais espertinha”, afirmou a soldado.
Segundo informado pelos pais à militar, eles são do estado de Minas Gerais e não conheciam a capital do Acre. “O pai ainda disse que foi Deus que mostrou o giroflex da viatura, porque foi onde ele viu que o socorro dele estava ali”, conta Raiane.
Após o salvamento, a policial orientou o casal a levar o recém-nascido à maternidade, para que um médico avaliasse o bebê. Por esse motivo, Raiane diz que não pediu a identificação dos pais, já que os dois precisavam se dirigir o mais rápido possível ao hospital.
Raiane declara que durante o curso da Polícia Militar, aprendeu a controlar as emoções em momentos como esse, para que consiga realizar o melhor atendimento em situações tensas. Ela ainda se disse grata por ter conseguido salvar o bebê.
“É sempre gratificante salvar alguém, e no curso de formação da PM aprendemos muito a lidar com nossas emoções, e numa situação daquela, temos que ter muito controle emocional pra poder ajudar. O pai chorando, a mãe em desespero, não é fácil ver aquela cena. Não sou mãe, mas sou tia, e não consigo imaginar a dor dessa perda. O sentimento é só de gratidão, porque Deus planejou toda aquela situação, de estarmos no lugar certo e na hora certa”, comemora ela.
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos.
Para bebês de até um ano, a orientação é que sejam dadas cinco batidas com a mão na região das costas, com a criança com a cabeça virada para baixo, seguidas de cinco compressões na frente, até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir.
A manobra de Heimlich é o procedimento mais indicado para desengasgar crianças
Para crianças maiores e adultos, o ideal é a aplicação da manobra de Heimlich, segundo o Ministério, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.
“A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente”, destaca a pasta.