Na manhã desta terça-feira, 08, policiais militares da cidade de Mâncio Lima apreenderam três motos com descarga adulterada e multaram os motociclistas por infração grave, além de enviar as motocicletas para o pátio do Detran.
A ação ocorreu após moradores fazerem denúncias anônimas, que levaram a Polícia a encontrar os infratores, que estavam poluindo o meio ambiente e tirando o sossego dos moradores.
O uso de motocicletas com a descarga alterada pode ser denunciada pela população. Há duas formas de enfrentar esse problema. A primeira é denunciando pelo telefone 190, onde o cidadão que presenciar tal situação tem a oportunidade de relatar todo o fato. Com isso, o motorista que está irregular precisa ser abordado pelo policial. Se neste momento não for possível fazer essa ação, o cidadão pode ligar para o 181 ou realizar o Boletim Online e descrever a situação que está incomodando, passando também o maior número de informações possíveis à Polícia.
Alguns moradores de Mâncio Lima enviaram à redação do site
Acre Ocidental, fotos e vídeos de um grupo de motoqueiros, fazendo uso de kadron,
além de imagens de condutores fazendo rachas e dirigindo na velocidade acima do permitido, em áreas próximo a escolas e unidades de saúde. As fotos e vídeos já
foram encaminhados à polícia para as providências cabíveis.
De acordo com a Polícia Militar, hoje foram apreendidas três motocicletas e enviadas ao pátio do Detran, em Mâncio Lima, o que por certo, outras apreensões devem ocorrer, já que há relatos da população que há dezenas de motocicletas adulteradas no município.
Por meio da placa da moto, a Polícia Militar poderá identificar o proprietário, que pode ser abordado na rua, como também poderá ser intimado na delegacia, já que além de cometer crimes de trânsito, comete crimes contra o meio ambiente.
O que esses infratores não sabem é que boa parte das residências de Mâncio Lima tem câmeras de segurança, que permite identificar a placa da moto e as características do motoqueiro, o que facilita bastante o trabalho da Polícia.
Importante destacar que conduzir veículo "com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante" é infração de trânsito grave, cuja infração é punível com multa, perda de pontos na CNH e retenção do veículo.
Em Mâncio Lima, populares reclamam: “Eles fazem questão de fazer o barulho. Realmente incomoda muito principalmente à noite nos finais das festas, vira uma zorra aí ninguém mais dorme”, diz um morador. Na maioria das vezes, quem faz isso são motoristas que gostam de ficar empinando a moto, andando sem capacete e sempre estão em alta velocidade”, completou.
O barulho é prejudicial para quem pilota e também para quem é obrigado a ouvir nas ruas. Uma moto com escapamento original é acelerada e o medidor chega a 92 decibéis. Já na moto incrementada com cano cadron, as aceleradas chegam a 118 decibéis. Outra, mais potente, é ainda mais ensurdecedora, chegando a 123 decibéis.
Lembrando que, acima de 85 decibéis, o barulho pode ser nocivo, dependendo do tempo de exposição. Especialistas alertam que o barulho dos escapamentos das motos pode acarretar em sérios problemas, não só auditivo, mas pode acabar tendo picos de pressão arterial, dores de estômago dentre outros.