A cidade mais ocidental do país, Mâncio Lima, avança em seu processo eleitoral com a oficialização da primeira candidatura para a prefeitura. Nesta quinta-feira, 22, a chapa formada por Zé Luiz (Progressistas) e Andinho (União Brasil) saiu na frente, sendo a primeira a ter sua candidatura homologada pela Justiça Eleitoral.
Na corrida para comandar o executivo municipal, outros dois candidatos também concorrem ao cargo: Chicão da Distribuidora (MDB – Movimento Democrático Brasileiro) e Antônio Marazona (Cidadania). No entanto, enquanto a candidatura de Zé Luiz e Andinho já está formalmente reconhecida, os demais concorrentes ainda aguardam uma definição oficial. A candidatura de Chicão da Distribuidora ainda não foi homologada, e a de Antônio Marazona encontra-se indeferida no Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex). Marazona, no entanto, recorreu da decisão, e uma resposta definitiva da Justiça Eleitoral é esperada para a próxima semana.
Zé Luiz, que conta com o apoio do governador do Acre, Gladson Cameli, se destaca pela ampla base de apoio político. O candidato progressista é respaldado por oito deputados federais, 12 deputados estaduais e ainda conta com o suporte de oito vereadores locais, o que demonstra sua força política em Mâncio Lima.
Com a homologação, Zé Luiz e Andinho iniciam oficialmente a campanha, buscando consolidar o favoritismo e conquistar o eleitorado de Mâncio Lima. A expectativa agora recai sobre as decisões judiciais que definirão o destino dos outros candidatos, configurando o cenário final para as eleições municipais na cidade.