Faltando menos de 15 dias para a posse dos 11 novos vereadores de Mâncio Lima, a disputa pela presidência da casa, até o momento, está entre os partidos Progressista e Podemos, ambos da base do prefeito eleito, José Luiz. Como a Câmara tem 11 vereadores, o candidato a presidência para ser eleito precisa de 6 votos, incluindo o dele.
Pelo lado do Progressista está o vereador Zeca do Pentencostes, que já conta com três votos da própria sigla. O PP foi o único partido em Mâncio Lima que elegeu três vereadores. Além disso, Zeca é o candidato do prefeito Zé Luiz e do deputado federal Zezinho Barbary. Zeca, que está indo para o terceiro mandato consecutivo como vereador, deve contar com o apoio do partido Republicanos, que tem os vereadores eleitos Joel Puyanáwa e Professor Amozildo. Ademais, o progressista Zeca vem dialogando com vereadores de outras siglas, até mesmo do MDB e PL, que foram eleitos pela oposição.
Não é uma regra, porém, por questão cultural acredita-se que a presidência deve ser do vereador mais votado, que no caso foi o vereador Jean Almeida (Podemos), que teve 518 votos no último pleito. Jean já manifestou interesse na presidência e vai para o seu segundo mandato, porém, deixa o processo ser conduzido pelos colegas de parlamento. Jean adquiriu muita experiência em seu primeiro mandato e acredita que sua amizade com os colegas reeleitos fará a diferença nessa disputa pela casa. Até o momento não se sabe se a vereadora Eleita, Alana Souza (Podemos) irá acompanhar o colega de legenda ou se irá acompanhar o candidato do Executivo.
A eleição para a escolha da mesa diretora da Câmara Municipal de Mâncio Lima ocorre no próximo dia 1º de janeiro, data da posse dos eleitos, na escola Antônio de Oliveira Dantas.
Fique por dentro das notícias de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e região.
Para entrar em nosso grupo de notícias, clique no link abaixo: