O Instituto Datal Control divulgou nesta sexta-feira, 3, os números de uma pesquisa de opinião sobre a disputa ao Senado no Acre para 2026. O atual governador, Gladson Cameli (PP), lidera as intenções de voto, tanto na simulação de primeiro quanto de segundo voto, destacando-se como o favorito na corrida eleitoral.
Na simulação para o primeiro voto, Cameli aparece com 45,2%, consolidando uma vantagem significativa sobre seus adversários. O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana (PT), surge em segundo lugar, com 11,3%, seguido pela deputada federal Jéssica Sales (MDB), com 9,4%, e pelo senador Márcio Bittar (União Brasil), com 7,8%.
Outros nomes que figuram na pesquisa incluem a deputada federal Socorro Neri (PP), com 4,9%, e o senador Sérgio Petecão (PSD), com 4,6%. Eleitores que declararam voto nulo ou em nenhum dos candidatos somam 7,3%, enquanto 9,4% afirmaram estar indecisos.
Na simulação de segundo voto, Gladson também lidera, com 17%. Jéssica Sales aparece em segundo lugar, com 14,1%, seguida de Márcio Bittar (12,1%) e Jorge Viana (12%). Socorro Neri e Sérgio Petecão registraram 11,7% e 8%, respectivamente. Outros 14,6% afirmaram não saber em quem votar, enquanto 10,5% declararam voto nulo ou em nenhum candidato.
A pesquisa ouviu 1.338 pessoas entre os dias 23 e 29 de dezembro de 2024, abrangendo os principais colégios eleitorais do Acre: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Brasiléia. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.