Esta semana o prefeito Zé Luiz (Progressista) anunciou os nomes dos seus primeiros secretários, que devem se esforçarem para agradarem o Executivo, que deverá avaliar todos pelos próximos meses. Entre os critérios escolhidos pelo chefe do Exectuvo está a tecnicidade e a confiança, e foi assim que Zé Luiz decidiu colocar a secretária de finanças, a mais importante da prefeitura nas mãos de José Costa de Carvalho, irmão da Primeira Dama Joice Carvalho.
José Carvalho, embora tenha negócios com empresas e entes públicos de Cruzeiro do Sul e outros municípios acreanos, ele já morou em Mâncio Lima, no bairro Santo Antônio.
Conhecido como MARCOS CARVALHO, ele é casado e pai de cinco filhos, nasceu na Comunidade Santo Antônio, antiga Vila Japiim e atual Mâncio Lima, aos 4 anos de idade, a família, em busca de melhores condições de vida e estudos, mudou-se para Cruzeiro do Sul, cidade que adotou como morada. Formou-se em técnico em contabilidade na escola Flodoardo Cabral, cursou Letras e Pedagogia no Campus da UFAC em Cruzeiro do Sul, optando por não concluir os cursos e mudar-se para a cidade de Rio Branco, onde trabalhou por 15 anos na Livraria Paim, adquirindo conhecimento em gestão empresarial e ocupando vários cargos durante este período. Formou-se em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Acre, período em que conviveu com vários atores políticos do Estado, como Raimundo Angelim, Mâncio Lima Cordeiro, Orlando Sabino, dentre outros.
Em 2012, por razões particulares, voltou para Cruzeiro do Sul, iniciando logo em seguida sua vida pública, assumindo o cargo de Presidente da Comissão de Licitação do município de Marechal Thaumaturgo, onde morou por 02 anos. Em 2015 assumiu o cargo de Secretário de Planejamento de Porto Walter na gestão do Prefeito Zezinho Barbary, atuando concomitantemente nos cargos de Pregoeiro e Presidente da CPML do município até o final de 2019. Já com vasta experiência em gestão pública, no ano de 2020, abriu a empresa MARCA ASSESSORIA E CONSULTORIA, mudando-se com a família para Cruzeiro do Sul, passando a trabalhar como assessor em diversas Prefeituras, como Mâncio Lima, Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Feijó, além de consultorias à empresas privadas em diversos segmentos.
Nomeado como Secretário de Finanças na Gestão 2025-2028 no município de Mâncio Lima, além de atender ao requisito de campanha de ser filho de Mâncio Lima, atende aos requisitos legais para sua indicação, uma vez que, mesmo sendo cunhado do Prefeito, possui capacidade técnica para assumir o cargo de natureza política, sendo que a CF garante o múnus governamental ao Gestor, com isso, a vedação ao nepotismo, prevista na Súmula Vinculante 13, não é alcançada no ato.
Marcos assume com o compromisso de desmistificar que o Secretário de Finanças é “outro Prefeito”. Em sua visão: “- todos são importantes para o sucesso da gestão, independente da Secretaria que assume” e complementa: “somos todos funcionários do Prefeito e Vice, e estes, do povo! Não podemos achar que uns são melhores que outros, pelo contrário, a união e igualdade entre todos os Secretários, dará uma sustentação ao Gestor, resultando em ações dignas para o povo”.