Em um encontro na manhã desta quinta-feira, 23, do prefeito Zé Luiz (Progressista) com o Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSEM), foi restabelecendo o diálogo direto entre a gestão municipal e a categoria.
A reunião, realizada na sede do sindicato, contou com a presença dos Secretários Municipais Marcos Carvalho (Finanças), Júnior Pinho (Educação), Tânia Gadelha (Administração) e José Bentes (Articulação).
Liderada pela presidente Alice Rocha, a comissão sindical da categoria educacional, apresentou conquistas, reivindicações da categoria enfatizando a importância de um diálogo aberto e transparente.
Em 2024, durante a gestão do ex-prefeito Isaac Lima, foi estabelecido por lei o compromisso de pagamento de 7% referente ao piso salarial. Honrando esse compromisso, a gestão do prefeito Zé Luiz realizará o pagamento do percentual restante já em janeiro.
Quanto aos 6,27% previstos para 2025, será discutida, junto à categoria, a forma e a data para sua implementação, mantendo o diálogo aberto e transparente com os servidores.
O prefeito Zé Luiz destacou o compromisso da gestão em buscar soluções que valorizem os servidores e fortaleçam a educação. Zé Luiz ainda falou dos avanços com a gestão passada e o compromisso de honrar o que havia sido acordado pela então gestão de Isaac Lima.
“Estamos juntos para transformar Mâncio Lima em um lugar melhor para se viver. Nosso propósito é dialogar até chegarmos a resultados satisfatórios, oferecendo melhorias salariais, modernização e espaços de ensino dignos e de qualidade. Vou cumprir com o aumento deixado em lei e vamos buscar meios para equiparar o salário dos professores ao piso nacional”, afirmou.
O secretário Júnior Pinho complementou, ressaltando a importância da educação e reafirmando a parceria com o sindicato. “O reajuste será feito com responsabilidade, sempre dentro das possibilidades financeiras da prefeitura.”
A presidente Alice Rocha celebrou a retomada do diálogo direto com o executivo e destacou que, desde sua posse, não houve necessidade de movimentos de paralisação. “Sempre buscamos o diálogo para garantir melhorias salariais e a valorização do funcionalismo público”, afirmou.
O encontro reforça o compromisso da gestão com a transparência e com a construção de políticas públicas que atendam às demandas dos servidores e promovam o desenvolvimento de Mâncio Lima. As próximas reuniões acontecem com as comissões da saúde e administração.
A atual gestão se comprometeu em analisar as propostas de reajustes salariais de 6,27% e dar um retorno ao Sindicato.