Na noite da última terça-feira, 21, o grupo do Deda e da deputada estadual Maria Antônia (PP) se reuniu com o principal nome do MDB, em Mâncio Lima, para um diálogo sobre uma possível aliança, visando as eleições do próximo ano.
O ex prefeito de Rodrigues Alves, que tem um invejável capital político, anuncia ser candidato a prefeito em Mâncio Lima desde 2012. Quando a eleição vai se aproximando, ele sempre recua e apoia algum candidato.
Interlocutores que estiveram na reunião de ontem disseram que o Deda pretende trazer o Chicão para o Partido Progressista (PP), para ser candidato a prefeito pela sigla, já que o MDB no Acre foi dizimado com os resultados das últimas eleições.
Uma pedra no sapato do Chicão tem sido a sigla do MDB, que marca a gestão do Cleidson Rocha e dos secretários com "super poderes". Se Chicão abandonar o partido terá que recomeçar e montar um novo grupo, e esquecer o grupo do Cleidson e do Vagner Sales.
Agindo assim, Deda cutuca a ferida dos progressistas, que em 2020 perderam a prefeitura após o grupo do MDB acionar a Justiça e tirar a candidata progressista Silene Siqueira da disputa pela prefeitura.
Outro desconforto com essa manobra de Deda atinge diretamente o governador Gladson Cameli, que estendeu o tapete para receber o grupo do prefeito Isaac Lima e seu sucessor no PP.
O grupo de Isaac tem mais de cinco nomes que são trabalhados para conduzir a sua sucessão. O nome do empresário Zé Luiz da JL vem ganhando força pelo seu grande poder de articulação política, que envolve deputados federais e o próprio governador Gladson Cameli.
Não se pode esquecer também que Silene Siqueira é a atual presidente da Executiva municipal, e pelo o que o grupo do Chicão fez ela passar na eleição de 2020, certamente ela não o receberá de braços abertos. Na atual conjectura política é mais fácil Silene apoiar o Zé Luiz da JL do que o Chicão.
O fato é que foi dada a largada rumo à campanha de 2024 em Mâncio Lima - a cidade que respira política -, e como em toda corrida inicial não há favoritos. Àquele corredor que conhece a pista e se prepara com antecedência tem mais chances de sucesso.