O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou na edição extra do Diário Oficial do último domingo, 30, o edital para a seleção de 500 vagas do Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social) em 2023.
Ao todo, são cinco mil vagas para pessoas de baixa renda, sendo que 5% das vagas são destinadas à pessoas com deficiência.
O edital especifica todas as exigências para quem deseja se inscrever em uma das três modalidades do programa: CNH Estudantil, CNH Urbana e CNH Rural.
Uma das exigências é que os interessados devem fazer parte do Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) e estar ativo há pelo menos quatro meses, ter idade igual ou superior a 18 anos e saber ler e escrever.
As vagas estão divididas para todos os municípios. A capital acreana fica com 40% das vagas e outros 60% vão para as demais cidades.
Mais uma vez, as vagas são para as modalidades urbana, rural e estudantil.
“Este programa é verdadeiramente social, já que quando falamos em oportunizar a CNH para pessoas de baixa renda estamos tratando da abertura de novas perspectivas, já que a carteira de habilitação abre possibilidades para quem está fora do mercado de trabalho”, afirma Taynara Martins, presidente do Detran.
As inscrições começam na próxima quarta-feira, dia 3, e vão até 1º de junho, e são feitas exclusivamente no sita detran.ac.gov.br.