noticias986 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Política

Escolas de madeira dão lugar a prédios com arquitetuta moderna e Educação vive bom momento na gestão de Isaac

Publicada em 17/05/23 às 11:21h - 250 visualizações

Assessoria


Compartilhe
Compartilhar a noticia Escolas de madeira dão lugar a prédios com arquitetuta moderna e Educação vive bom momento na gestão de Isaac  Compartilhar a noticia Escolas de madeira dão lugar a prédios com arquitetuta moderna e Educação vive bom momento na gestão de Isaac  Compartilhar a noticia Escolas de madeira dão lugar a prédios com arquitetuta moderna e Educação vive bom momento na gestão de Isaac

Link da Notícia:

Escolas de madeira dão lugar a prédios com arquitetuta moderna e Educação vive bom momento na gestão de Isaac
Em ano de avaliação do IDEB, a educação em Mâncio Lima vive uma verdadeira revolução com o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, que está chegando às comunidades mais distantes do centro da cidade e, principalmente na zona ribeirinha, professores com nível superior e construção de escolas.


Os desafios para levar educação de qualidade, professores qualificados, acompanhamento pedagógico e novas estruturas de ensino é uma realidade. E, neste final de semana, 13, a comunidade contemplada com um presente foi a do Bom Sossego, localizada no Rio Moa, distante cerca de sete horas de barco até o centro da cidade.


O que parecia um sonho distante se tornou realidade para os pais de alunos que almejavam ver seus filhos estudando em uma escola nova e com mais conforto. A antiga escola José Sena já estava com sua estrutura de madeira comprometida, o assoalho estava cedendo e as goteiras atrapalhavam em dias de chuva.


Com muito esforço e economizando cada centavo que entrava na conta da educação, a atual gestão não reformou o prédio antigo, a comunidade escolar recebeu um novo espaço e, desta feita, construído todo em alvenaria e em menos de 120 dias como previa o contrato com a empresa responsável.


A José Sena mudou a paisagem do local, encrustada no meio da floresta, dentro do PDS Bom Sossego e vizinha do Parque Nacional da Serra do Divisor, ela hoje tem um visual moderno, bonito e acolhedor, a construção com 312 metros quadrados, recebeu banheiros masculino, feminino e de acessibilidade, com vasos sanitários e chaveiros, um refeitório amplo e integrado a cozinha, administração, quatro salas de aula e a secretaria. 


A Escola possui uma clientela de 61 alunos da Rede Municipal e Estadual do Ensino Infantil ao 5º ano e, da rede estadual do 6º ao 9º ano. O custo total foi de mais de R$ 950 mil. 


A comunidade celebrou o dia com presença em massa e com um torneio de futebol para dar as boas-vindas à nova José Sena, que ainda ganhou um poço artesiano para levar água de qualidade aos alunos e também à comunidade. A Escola recebeu uma boa notícia num dia em que os olhares eram de admiração, encantamento, surpresa, e encanto, o prefeito anunciou o projeto para aquisição de placas solares passando a ter energia própria e limpa. 


O que disseram:


“O desafio de construir uma escola toda em alvenaria em uma comunidade tão distante como esta não é fácil, é preciso esperar a época certa para transportar o material, entender a dinâmica do rio para uma navegação segura. Mas, mesmo considerando tudo isto eu não queria fazer uma escola qualquer e muito menos fazer reparos na antiga, prometi à comunidade que a Escola José Sena seria toda em alvenaria e assim o fizemos. Sem o apoio da comunidade escolar, da Câmara de vereadores e da nossa gestão este sonho não estava sendo realizado. Aqui, estamos investindo no futuro, investindo em educação inclusiva e de qualidade, agora, as pessoas tem que cuidar e zelar por este patrimônio tão importante que estão recebendo”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.


“Estou muito feliz com a nossa nova escola porque a antiga estava feia, e agora vou poder estudar em uma sala de aula nova, bonita, com mais vontade para aprender, fico até sem saber o que dizer e fico até emocionada de ver minha escola toda de alvenaria e maior”. Lohana Nascimento de Souza, aluna do 6º ano.


“O momento é histórico tanto para a educação quanto para esta comunidade tão distante que recebe um patrimônio como este. A escola contempla 60 alunos, tem um excelente quadro de profissionais todos, com ensino superior e, o sentimento é de gratidão e alegria para nós, enquanto gestores, estar sendo recebidos desta forma pela comunidade nos enche de orgulho, emoção e satisfação. Estamos procurando trabalhar com professore das comunidades, oferecendo qualificação e buscando aproximar mais ainda a escola e a comunidade”. Júnior Pinho, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 805286
Usuários Online: 210
Copyright (c) 2024 - Acre Ocidental