noticias473 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Política

Tonheiro, ex-prefeito do Bujari, é condenado por improbidade administrativa e têm direitos políticos suspensos

Publicada em 06/07/23 às 10:21h - 26 visualizações

Com informações Noticias da Hora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tonheiro, ex-prefeito do Bujari, é condenado por improbidade administrativa e têm direitos políticos suspensos  Compartilhar a noticia Tonheiro, ex-prefeito do Bujari, é condenado por improbidade administrativa e têm direitos políticos suspensos  Compartilhar a noticia Tonheiro, ex-prefeito do Bujari, é condenado por improbidade administrativa e têm direitos políticos suspensos

Link da Notícia:

Tonheiro, ex-prefeito do Bujari, é condenado por improbidade administrativa e têm direitos políticos suspensos
Durante os anos de 2013 e 2014, o então prefeito aumentou as despesas com pessoal, em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A conduta levou o MPAC, representado pelo promotor de Justiça Antonio Alceste Callil de Castro, a instaurar uma notícia de fato.

O ex-gestor ignorou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) e não esclareceu os fatos em momento oportuno, dificultando a coleta de informações para os trâmites administrativos.

O juiz de Direito Manoel Simões Pedroga considerou procedente o pedido inicial, reconhecendo o ato de improbidade administrativa praticado pelo réu.

Com a sentença, o ex-prefeito foi condenado à suspensão dos direitos políticos por três anos, à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios, incentivos fiscais ou de crédito pelo mesmo período, ao pagamento de R$ 10 mil reais por danos morais coletivos, além das custas processuais. A decisão não cabe recurso.

Em maio deste ano, o Ministério Público obteve outra condenação do ex-prefeito por crimes na administração pública do município. Na sentença, o ex-gestor foi condenado a pena de 19 anos de prisão em regime fechado.

Outros três réus, incluindo um pregoeiro do setor de licitações, foram sentenciados a penas em regime aberto e semiaberto. Todos foram declarados inabilitados para exercer cargos ou funções públicas por cinco anos e têm o direito de recorrer em liberdade.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 808256
Usuários Online: 113
Copyright (c) 2024 - Acre Ocidental